terça-feira, 16 de agosto de 2011

Atividade Física, Exercício Físico e Qualidade de Vida

Você sabia que atividade física e exercício físico são duas coisas distintas e que somente o exercício físico lhe trará benefícios para melhora da sua qualidade de vida?

Pois é... Nós vemos, lemos e ouvimos muito na mídia em geral que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) 30 minutos de atividade Física por dia 5 vezes por semana é o necessário para se considerar uma pessoa não sedentária e que pode diminuir os casos de problemas cardíacos.

Até ai nada de errado, porém ninguém diz que atividade física não lhe trará benefícios a sua saúde, qualidade de vida, não ira aumentar sua condição física ou cardiorrespiratória por exemplo.

Já a pratica do Exercício Físico, este sim, ira melhora sua qualidade de vida, o seu bem estar, trazer benefícios para sua saúde, melhorar sua condição cardiorrespiratória, aumentar sua imunidade, estimular seus músculos, mente e assim melhorar ate a realizar com maior facilidade com as suas atividades físicas diárias básicas, entre outros inúmeros benefícios.

Ai voce me pergunta...
Ok, mas afinal qual a diferença entre atividade física e Exercício físico? A resposta é:
  • Atividade física é qualquer gasto energético acima dos níveis de repouso, ou seja, você está fazendo Atividade Física quando nos movimentamos utilizando qualquer membro do seu corpo para realizar tarefas diárias como escovar os dentes, varrer a casa, lavar a louça, ir ao banheiro; quando caminha dentro de casa ou para ir ao trabalho ou mesmo ate a padaria da esquina.
  • Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral com o objetivo de alcançar a saúde. (Ex: Caminhada, pedalada , pratica de esportes no geral com intensidade e tempo determinados),sempre objetivando o aumento dos batimentos cardíacos para a melhora de sua condição cardíaca, respiratória e muscular. Ou seja, exercício físico é basicamente o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo.
Sempre lembrando que todo exercício físico deve ter uma orientação de um profissional que ira testar sua aptidão para o nível de exercício que seu corpo esta apto para realizar no momento atual. A partir daí, com a prática regular do mesmo, seu corpo ira se adaptar a cada dia de exercícios e ira aumentar sua resistência dependendo do seu objetivo.
 
Portando vamos tirar o traseiro da cadeira e se movimentar com algum tipo de EXERCICIO FISICO!
 
Valeu
 
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário