quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Algongamento, fazer ou não fazer, eis a questão...

Antigamente o alongamento era algo OBRIGATORIO em qualquer tipo de esporte, mas hoje em dia pesquisas e mais pesquisas vem mudando esse mito.

Existem alguns tipos diferentes de alongamento e cada um com uma finalidade distinta, sendo alguns deles:

  • Alongamento ativo, para aquecer o músculo (indicado para antes do treino) 
Sou contra alongar a musculatura antes de começar o exercício, pois o alongamento relaxa o músculo e não tem porque fazermos isso antes de começar um treino onde vamos contrair bastante a musculatura, alem do fato de que, com o musculo frio corre o rsico de algongarmos e rompermos algumas fibras musculares. Acredito que o melhor caso seria aquecer o músculo de outra forma (caminhando, trotando etc..). Caso PRECISE se alongar antes do exercício, faça de forma ativa (movimento voluntario, utilizando – se a força dos músculos agonistas e o relaxamento dos antagonistas, ex: flexionar o bíceps para alongar o tríceps)

  • Alongamento estático ou passivo, para relaxar o músculo (indicado para pós-treino)
Após o treino acho interessante alongar (apesar de ter visto em pesquisas que alongar não previne lesões, dor pós-treino, etc.). Mesmo assim, acho bom para relaxar e sentir-se mais “confortável”, mas alerto que esse alongamento não seja muito intenso, principalmente se o treino for de alta intensidade, pois o músculo esta cansado e caso alongue muito forte corre o risco de ter um estiramento, contratura ou distensão. Então nesse caso de pós-treino, faça um alongamento estático ou passivo, mas com menos intensidade com o único objetivo de relaxar o músculo e não trabalhar flexibilidade.

  • Flexibilidade, como nome já diz serve para obter flexibilidade, é mais intenso e de preferência ser feito de uma forma passiva
Por último, o alongamento para obter flexibilidade, ate acho interessante, porem tem que ser feito apenas para esse propósito, ou seja, não faça como parte de seu treino, faça como um treino especifico para isso. Também seria interessante fazê-lo de uma forma passiva, ou seja, pedir para alguém ajudá-lo e que não passe de 40 segundos para obter melhores resultados.

No final das contas vocês vão me perguntar: Mas e ai, alongo ou não?
Sim, acho que a pratica do alongamento pode ser benéfica, desde que seja feito no momento certo, com a intensidade correta e com a respiração adequada, para não ocasionar lesões indesejáveis.

Também acho importante a pratica de flexibilidade (desde que também na hora correta) de preferência passivamente e fazendo com um exercicio separado e nao como complemento de um.

Obrigado :)

Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário