terça-feira, 20 de setembro de 2011

Melhor forma de queimar gordura nos exercicios

Por muito tempo os profissionais de educação física prescreviam para seus alunos “queimar” gordura com treinos longos e de baixa intensidade, pois acreditavam que essa era a melhor forma para tal.

Isso não é verdade, apesar de sabermos que com baixa intensidade (pulso baixo) nós queimamos uma porcentagem maior de gordura do que de glicose estocada em nosso corpo. Isso acontece porque como estamos em baixa intensidade nosso corpo não necessita de energia muito rapidamente, como a glicose é a forma mais rápida e fácil de produzir energia o nosso corpo acaba “deixando” a glicose para quando for preciso fazer um exercício de alta intensidade aonde à produção energia tem que ser muito rápida a caba usando mais gordura para produzir energia de um modo mais lento.

Porém, em termos absolutos quando fazemos exercícios com uma intensidade maior queimamos mais calorias do que num exercício de baixa intensidade, ou seja, apesar de não estarmos usando a maior porcentagem de gordura num exercício de alta intensidade estamos gastando mais energia e, portanto gastando mais gordura, mesmo que com uma porcentagem menor.

Por exemplo: Uma pessoa corre 10 km numa intensidade baixa para 01h30min h gastando 600 calorias, sendo que dessas 600 kcal 60% são de gordura dando uma perda de 360 kcal só de gordura.
Se a mesma pessoa correr os mesmos 10 km numa intensidade alta para 1 hora ela ira perder 1.000 calorias, sendo que 40% % são de gordura dando uma perda de 400 calorias só de gordura.

Assim podemos ver que para a mesma distancia e um tempo menor ainda, alem de perder mais gordura em absoluto esta também queimando mais energia proveniente de glicose estocada evitando que vire gordura posteriormente.

Alem disso quanto mais tempo ficamos fazendo exercício mais o corpo vai procurar energia em outros lugares alem do nosso estoque (fígado, sangue etc..) e vai começar a queimar gordura subcutânea e as gorduras das células que ficam aparente na nossa barriga, etc...

Portanto, fazer exercícios intervalados é a melhor forma para queimar gordura tanto estocada nos, pois alem de fazermos em uma intensidade alta (queimando mais calorias) conseguimos fazer por mais tempo do que um exercício constante em alta intensidade. Assim queimando mais calorias e mais gordura.

Alem de tudo isso é sabido que treinamentos mais intensos (acima de 70% da freqüência máxima) irão melhorar nossa condição física, de performance, cardíaca, aumentar nosso metabolismo etc.. Ajudando assim a queimar mais gordura mesmo sem fazer exercício do que numa pessoa com metabolismo menor e condição física pior.


Portanto borá fazer força ai galera J

Valeu

Abs

3 comentários:

  1. Bela reportagem...Obrigado por compartilhar...
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Betão,

    Tenho acompanhado seus textos, mas faz tempo que não comento.
    Muito legal você abordar esse tipo de assunto... Quebrando paradigmas... Ou conceitos que viraram "verdades absolutas" p/ a grande maioria das pessoas...
    Parabéns pelo blog!
    Não é a toa que está com esse número de seguidores... ;^)
    Muito bom! Mérito seu!

    Abs,

    Aninha!

    ResponderExcluir