terça-feira, 6 de setembro de 2011

A importância dos educativos

Muita gente entrou pra o “mundo” da corrida ultimamente, muitas assessorias surgiram nesses últimos anos e muitas pessoas começaram a correr sem saber a importância de correr corretamente.

Isso é muito legal, porém por outro lado muitos iniciantes não se dão conta dos problemas que a corrida pode causar se não for feita certa ou com ajuda de um profissional.

Vejo muita gente correndo na USP de sábado e fico assustado com a quantidade de gente correndo errado e isso não to falando de treino, mas sim de POSIÇÃO de corrida, tipo passada errada, torta, posição sentada, pés tortos e braços cruzando e por ai em diante.

O mais impressionante é que isso não acontece apenas com corredores iniciantes, mas também com alguns corredores que já correr a algum tempo e ninguém chama atenção nos erros cometidos!!!

Isso é muito preocupante, pois é dessa forma que acontece a maioria das lesões na corrida...

Os exercícios educativos são exatamente para melhorar, corrigir a posição e tirar o vicio da posição errada na corrida no caso das pessoas que já tem um tempo de corrida e fazer com que os principiantes corram na posição certa sem criar vícios errado.

Alem disso também ajudam na economia de energia na corrida, que é muito importante para corredores avançados que queiram melhorar cada vez mais sua performance, alem de fortalecer os músculos utilizados na corrida com o trabalho de pliometria que eles oferecem.
São exercícios de coordenação e podem ser feitos durante uma seção de corrida tanto no começo (aquecimento) quanto no final ou ate no meio. Você vai precisar de 15 a 20 min para fazê-los. Cada exercício deve ser feito numa reta de uns 50 metros umas 4 vezes por exercício. Interessante seria fazê-los 2 a 3 vezes por semana.

Existem alguns exemplos como:

  • Skipping alto e baixo: Elevação dos joelhos (Fortalece os músculos da coxa, trabalha a impulsão das pernas, melhora a coordenação e aumenta a freqüência da passada)
  • Anfersen: Calcanhar nos glúteos, (Fortalece os músculos posteriores da coxamelhorar a posição do tronco)
  • Hopserlauf: Corrida com salto (melhora a flutuação, coordenação e amplitude de passada)
  • Kick out: Chutes (melhora a amplitude da passada, posição do tronco e coordenação)

Esses são os mais conhecidos e mesmo com eles podemos variar o exercício, com alternância das pernas, ou mesmo alternar o Skiping com o Anfersen.

Cada exercício deve ser feito numa reta de uns 50 metros umas 4 vezes por exercício.

Bom, de uma forma bem resumida, espero ter mostrado a importância dos educativos na corrida, tanto para corredores iniciantes como para corredores médios e avançados que esperam melhorar sua performance e sua economia de corrida.

Segue um videozinho com alguns exemplos de educativos:


Valeu

Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário