quarta-feira, 20 de julho de 2011

Poder da Mente!!!

Antes de mais nada, quero esclarecer que o que vou escrever não tem nenhum embasamento técnico nem foi feito algum tipo de pesquisa cientifica para tal, simplesmente vou comentar sobre ela com experiências praticas.

Impressionante como a mente do ser humano é capaz de fazer coisas que achamos impossíveis antes mesmo de tentar, acho que a "cabeça" é o mais importante no sucesso de uma pessoa, seja no trabalho, na vida pessoal e ate mesmo ou acima de tudo nos esportes (e é aqui que eu vou me aprofundar).

É ela que comanda tudo, seus músculos, suas vontades, a capacidade de superar o desconforto e o sofrimento.

Seja nos treinos ou nas provas nossa mente TEM que estar boa para que você consiga realizar uma boa prova ou treinamento.
Cada vez mais me impressiono com o poder da mente. Diariamente, nos meus treinos antes de começa-los, eu penso :

-Puts vai doer, vou sofrer, pra que isso? Aonde vou chegar com isso?

Mas acabo fazendo o treino, sofrendo (qdo tem que sofrer) sentindo dor(qdo tem que sentir) e no final dele, vem a resposta das duas perguntas acima e uma sensação inexplicada de dever cumprido e um sentimento de leveza que se sente na alma...

Estou falando isso, pq por muitas vezes quase desisto de fazer o treino, pelos motivos já citados acima, e a força da mente que me leva a conclui-los.

Considero ter uma Cabeça "forte", pelo menos quando comecei a praticar ou competir nos esportes. Nunca tive talento para nenhum esporte, (alias ate os 16 anos era um gordinho sedentário que era "zuado" pelo meu irmão).

Continuo sem talento, mas minha mente e o poder dela de superar os limites e suportar o sofrimento me levou a conseguir um destaque no triathlon, modalidade qual considero que ter cabeça é ESSENCIAL para se destacar. Pois vai doer, vai sofrer, vai pensar em desistir mais de mil vezes, mas a mente que vai te segurar la e terminar a prova ou até mesmo o treino.
Então para os triathletas que estão começando, ou aqueles que buscam se destacar na modalidade ou em qualquer outra modalidade esportiva, eu digo:

Treinem sua mente!!! É ela que vai separar o sucesso do fracasso.

Como treinar?

Bom, ai vai de cada um. Mas, treinar sozinho, treinar com adversidades, no frio, no calor, no escuro, entre outras , sao algumas das minhas tecnicas :).

Ex: Sabe aquele dia que o treino nao ta rendendo, o ritmo nao ta vindo, vc fica puto com o GPS, pensa em parar quatrocentas vezes, pq nao ta conseguindo chegar no ritmo certo etc..? É nesse treino, que mesmo com tudo isso acontecendo eu nao paro, NUNCA, mesmo se fisiologicamente nao esta adiantando nada e sabendo que meu desempenho nao vai melhorar com esse treino, eu nao paro. Sei la, desligo o GPS, mas nao paro, mesmo contra minha vontade. Assim penso que estou trabalhando a mente para na hora da prova nao desistir seja la o que aconteça. (Nao estou falando para voces fazerem isso, pois nao sei ate que ponto issso é benéfico para saude), mas é assim que faço :)

Uma frase que eu sempre levo comigo : "If you can't excel with talent, triumph with effort. " Dave Weinbaum
Abraços

PS: Acho que esse video ilustra bem oque foi dito ai encima...



Nenhum comentário:

Postar um comentário