terça-feira, 26 de julho de 2011

Bike no trânsito de SP, falta de respeito e instrução dos motoristas.

Como já falei , depois do Iron 2010 resolvi comprar um mountain bike, para passear aos fins de semana( sair um pouco da speed) e de quebra me locomover com ela pela cidade também(isso nem era minha pretensão inicial, mas acabei aderindo para tal).
Pois bem, desde então uso ela quase diariamente, indo para meu clube para nadar e voltar pra casa, para USP correr, para faculdade, ate para treinar pedal mesmo.
Faço com ela alguns treinos de bike como treinos mais girados de 2 horas ou longo de domingo (3 a 4horas) saio com ela de casa pego a Marginal e faço o treino por tempo, sempre com itens de segurança (capacete, luzes, etc..).
O pior de tudo é que sou “taxado” de louco (não que eu não seja, haha), mesmo sendo um direito meu de me locomover de bike pela cidade.
Agora no período de férias, tenho tirado meu carro da garagem 2 vezes por semana e minha moto umas 3 no Maximo. Vou falar que fico feliz por isso, pois alem de ajudar a melhorar o ar e o transito de SP estou (na teoria) fazendo uma atividade benéfica para mim também.
Mas infelizmente comecei a ver e passar por situações no transito que nem imaginava que acontecia, vemos algumas (poucas) reportagens na TV e algumas campanhas de ciclistas, sobre absurdos que acontecem no transito, mas só mesmo quem pedala na cidade vê o quanto existem motoristas sem a mínima noção de respeito para com os ciclistas.
Creio que além da falta de RESPEITO da maioria das pessoas no transito também falta muita INSTRUCAO, e ai é que a  Prefeitura, Governo etc... Podiam ajudar em educar os motoristas mostrando que a bicicleta também é um meio de locomoção e tem direito de andar nas ruas de SP com 1,5m de distancia da calcada no sentido da via etc...
Acho que se tivéssemos apelo para colocar mais cartazes, placas, sinalizações sobre esse direito creio que teríamos mais gente “ajudando” as bikes no transito e assim aumentando a segurança e por conseqüência mais gente iria sair de bike para fazer suas atividades diárias.
Também não posso ser hipócrita e dizer que só os motoristas são mal instruídos, pois vejo muita gente na rua andando de bike sem capacete e ainda por cima na contra mão, por varias vezes treinando na Marginal Pinheiros, vejo gente pedalando sem capacete de sandália na contra mão (depois morre atropelado e fala que foi azar), acho SIM que tem falta de respeito pelos dois lados (mais dos motoristas com certeza).
Considero-me um motorista melhor depois que passei e passo pelos dois lados, hoje quando vejo alguém pedalando tento passar o mais longe possível e quando estou na bike vou sempre pela mão dos carros sempre sinalizando e com luzes piscando.
De qualquer forma fui instruído e sei dos direitos, será que se o povo fosse instruído eles não iriam respeitar mais os ciclistas?
Acho que SIM, apesar de que sempre vai ter um babaca que não respeita nada, mas que iria melhorar, ah isso iria...
Podíamos começar com um exemplo da foto abaixo, não é?

Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário