terça-feira, 29 de novembro de 2011

Final de ano e a vontade de treinar como ficam?

Final de ano chegando, festas e mais festar por vir, comemorações, reuniões com amigos e familiares viagens etc...

Tudo isso aliado ao fim do calendário de provas, nos leva a tirar o pé dos treinos não é?

É... Confesso que até eu fico meio desmotivado e sem vontade pra treinar, ainda mais se for pra treinar forte.

Mas não acho que isso deva ser um motivo para ficar preocupado, afinal, treinamos forte nos cobramos bastante durante o ano. Nosso corpo e principalmente a cabeça precisam de um “descanso”, caso contrario o seu planejamento para as provas do ano que vem vão ficar muito exaustivos...

O cuidado que temos que tomar é para não parar completamente de treinar para não perder o condicionamento e também não nos empanturrarmos de comidas, bebidas e porcarias que com certeza virão nas festas e ganharmos muito peso.

Então minha sugestão é fazer treinos ou ate exercícios diferentes sem compromisso, como sair pra correr sem GPS, ou monitor cardíaco, corra ate sem relógio e se for possível em lugares e horários que você não costuma correr...

Se você costuma correr na USP, vá correr no Ibirapuera, ou pelas ruas perto de casa ou do trabalho mesmo. Ate uma esteira nessas horas pode ser legal (pelo menos pra mim que nunca corro na esteira) enfim continue treinando, mas faça sem aquela cobrança.

A parte de ciclismo é um pouco mais complicada, pois para nós que moramos em São Paulo, fica meio difícil sair da USP ou ate da ciclovia para rodarmos nossas bikes speed com mais “segurança”. Mas mesmo assim tente ir em horários diferentes ou combine de ir com seus amigos para dar um “giro” e jogar conversa fora, sem controlar tempo e ou intensidade. Se você tiver uma Montain bike, ai fica melhor ainda. Saia com ela no fim de ssemana nas ruas de SP mesmo ou se for viajar leve ela e se divirta.

Esportes “diferentes” como futebol, tênis, vôlei, basquete entre outros tantos, também podem ser feitos, como forma de descontração e diversão. Mas lembre-se que se você não praticou nenhum desses esportes “diferentes” durante o ano você deve tomar um cuidado extra para não se lesionar, pois eles usam diferentes estímulos no músculo do que você esta condicionado.

Enfim, o importante aqui e agora é descansar o corpo e a mente porem sem perder o condicionamento, pois isso ira facilitar muito sua volta aos treinos fortes para os objetivos do ano que vem e ainda te deixar com vontade de fazer força de novo e voltar com tudo para o próximo ano de competições.

È isso ai para quem não tem mais provas Boas Férias!!!

Para os que têm mais alguns objetivos ate o final do ano, diminuam a intensidade e o volume e concluam o ano inteiros e satisfeitos.

Valeu
Abs

2 comentários:

  1. Valeu pelas dicas Roberto, vou aproveitá-las muito bem...
    Abraços e Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. É ainda tem T B depois só ano que vem!
    Valeu.Xara.
    Roberto Scaff

    ResponderExcluir