terça-feira, 20 de setembro de 2011

Melhor forma de queimar gordura nos exercicios

Por muito tempo os profissionais de educação física prescreviam para seus alunos “queimar” gordura com treinos longos e de baixa intensidade, pois acreditavam que essa era a melhor forma para tal.

Isso não é verdade, apesar de sabermos que com baixa intensidade (pulso baixo) nós queimamos uma porcentagem maior de gordura do que de glicose estocada em nosso corpo. Isso acontece porque como estamos em baixa intensidade nosso corpo não necessita de energia muito rapidamente, como a glicose é a forma mais rápida e fácil de produzir energia o nosso corpo acaba “deixando” a glicose para quando for preciso fazer um exercício de alta intensidade aonde à produção energia tem que ser muito rápida a caba usando mais gordura para produzir energia de um modo mais lento.

Porém, em termos absolutos quando fazemos exercícios com uma intensidade maior queimamos mais calorias do que num exercício de baixa intensidade, ou seja, apesar de não estarmos usando a maior porcentagem de gordura num exercício de alta intensidade estamos gastando mais energia e, portanto gastando mais gordura, mesmo que com uma porcentagem menor.

Por exemplo: Uma pessoa corre 10 km numa intensidade baixa para 01h30min h gastando 600 calorias, sendo que dessas 600 kcal 60% são de gordura dando uma perda de 360 kcal só de gordura.
Se a mesma pessoa correr os mesmos 10 km numa intensidade alta para 1 hora ela ira perder 1.000 calorias, sendo que 40% % são de gordura dando uma perda de 400 calorias só de gordura.

Assim podemos ver que para a mesma distancia e um tempo menor ainda, alem de perder mais gordura em absoluto esta também queimando mais energia proveniente de glicose estocada evitando que vire gordura posteriormente.

Alem disso quanto mais tempo ficamos fazendo exercício mais o corpo vai procurar energia em outros lugares alem do nosso estoque (fígado, sangue etc..) e vai começar a queimar gordura subcutânea e as gorduras das células que ficam aparente na nossa barriga, etc...

Portanto, fazer exercícios intervalados é a melhor forma para queimar gordura tanto estocada nos, pois alem de fazermos em uma intensidade alta (queimando mais calorias) conseguimos fazer por mais tempo do que um exercício constante em alta intensidade. Assim queimando mais calorias e mais gordura.

Alem de tudo isso é sabido que treinamentos mais intensos (acima de 70% da freqüência máxima) irão melhorar nossa condição física, de performance, cardíaca, aumentar nosso metabolismo etc.. Ajudando assim a queimar mais gordura mesmo sem fazer exercício do que numa pessoa com metabolismo menor e condição física pior.


Portanto borá fazer força ai galera J

Valeu

Abs

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A importância dos educativos

Muita gente entrou pra o “mundo” da corrida ultimamente, muitas assessorias surgiram nesses últimos anos e muitas pessoas começaram a correr sem saber a importância de correr corretamente.

Isso é muito legal, porém por outro lado muitos iniciantes não se dão conta dos problemas que a corrida pode causar se não for feita certa ou com ajuda de um profissional.

Vejo muita gente correndo na USP de sábado e fico assustado com a quantidade de gente correndo errado e isso não to falando de treino, mas sim de POSIÇÃO de corrida, tipo passada errada, torta, posição sentada, pés tortos e braços cruzando e por ai em diante.

O mais impressionante é que isso não acontece apenas com corredores iniciantes, mas também com alguns corredores que já correr a algum tempo e ninguém chama atenção nos erros cometidos!!!

Isso é muito preocupante, pois é dessa forma que acontece a maioria das lesões na corrida...

Os exercícios educativos são exatamente para melhorar, corrigir a posição e tirar o vicio da posição errada na corrida no caso das pessoas que já tem um tempo de corrida e fazer com que os principiantes corram na posição certa sem criar vícios errado.

Alem disso também ajudam na economia de energia na corrida, que é muito importante para corredores avançados que queiram melhorar cada vez mais sua performance, alem de fortalecer os músculos utilizados na corrida com o trabalho de pliometria que eles oferecem.
São exercícios de coordenação e podem ser feitos durante uma seção de corrida tanto no começo (aquecimento) quanto no final ou ate no meio. Você vai precisar de 15 a 20 min para fazê-los. Cada exercício deve ser feito numa reta de uns 50 metros umas 4 vezes por exercício. Interessante seria fazê-los 2 a 3 vezes por semana.

Existem alguns exemplos como:

  • Skipping alto e baixo: Elevação dos joelhos (Fortalece os músculos da coxa, trabalha a impulsão das pernas, melhora a coordenação e aumenta a freqüência da passada)
  • Anfersen: Calcanhar nos glúteos, (Fortalece os músculos posteriores da coxamelhorar a posição do tronco)
  • Hopserlauf: Corrida com salto (melhora a flutuação, coordenação e amplitude de passada)
  • Kick out: Chutes (melhora a amplitude da passada, posição do tronco e coordenação)

Esses são os mais conhecidos e mesmo com eles podemos variar o exercício, com alternância das pernas, ou mesmo alternar o Skiping com o Anfersen.

Cada exercício deve ser feito numa reta de uns 50 metros umas 4 vezes por exercício.

Bom, de uma forma bem resumida, espero ter mostrado a importância dos educativos na corrida, tanto para corredores iniciantes como para corredores médios e avançados que esperam melhorar sua performance e sua economia de corrida.

Segue um videozinho com alguns exemplos de educativos:


Valeu

Abs

sábado, 3 de setembro de 2011

Quem está errado?



Muito tem se falado sobre a foto acima  (tirada pelo Mundotri) do vácuo que rolou em Penha no 70.3 agora na semana passada.

Fiquei pensando muito antes de comentar qualquer coisa a respeito, pensei, pensei, pensei e não cheguei à conclusão certa.

Afinal, Somente o atleta é o culpado nisso tudo? 

Sim e Não!!!

Sei la... Não vou ser hipócrita em falar que não entraria no pelote se tivesse competindo na prova por posições ou pela vaga do mundial e visse meus concorrentes num pelotão desses se beneficiando e só eu me ferrando.

Não acho que isso seja certo, alias muito pelo contrario (ainda mais pra mim que o meu forte no Triathlon é o pedal), mas diante das circunstâncias, ácho que eu não iria ser o unico a bancar o honesto e super herói na prova e perder minha possibilidade de ganhar ou pegar a vaga do mundial.

Veja que isso é muito diferente de apenas 1 ou 2 pessoas pegando vácuo, ai sim, seria culpa somente de 1 ou 2 atletas, mas num pelotão desse...

Na boa culpa mesmo é da organização que não saiu distribuindo cartão pra todo mundo do pelote e fizesse com que quebrasse essa palhaçada no meio..

Antes que me crucifiquem, não estou justificando e nem tirando a culpa dos atletas no caso, muito menos estou falando que os atletas estão certos.

Mas pra mim...Nesse caso especifico, culpa mesmo teve a organização!!!

Mais especificamente dos fiscais nas motos que não tiveram peito de penalizar e parar com os pelotões...

Valeu

Abs